Projeto de Inclusão Digital 2019

O Curso de Informática Básica para alunos da rede pública, ministrado na Fatec Guaratinguetá, utiliza as novas tecnologias de informação e comunicação para contribuir com a inclusão digital, no processo de inserção social e educacional.  O Projeto é coordenado e ministrado pela Professora Yara Cristina C. Rocha Miranda e conta com o apoio do Diretor da Fatec Guaratinguetá André Ricardo Soares Amarante e Coordenadores de Cursos.

O Projeto piloto teve início em agosto/2018, os alunos convidados foram da Escola Estadual Prof. José Pereira Éboli, e contou com o apoio do Diretor Fábio Barbosa Junqueira e do Coordenador Pedagógico Sérgio Jun Aota. O curso de Informática Básica de 20 horas/aula, foi oferecido para alunos do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, com 20 alunos por turma a cada semestre. Em 17 de outubro de 2019 foi concluído o curso da 3ª turma. Os alunos demonstraram interesse em novos conhecimentos, e curiosidade em conhecer os recursos de novos aplicativos.

Por meio deste curso, novas oportunidades proporcionadas pelo uso das NTICs, poderão surgir para os alunos incluídos digitalmente, pois o projeto transporta para comunidade a oportunidade de capacitar jovens no ensino de informática, os alunos têm a oportunidade de conhecer a Fatec Guaratinguetá, despertando o interesse de se tornarem alunos do ensino tecnológico. Assim a Fatec está contribuindo com a comunidade local, com a inclusão digital, social e educacional, contribuindo assim com a sociedade.