STARTUP WEEKEND FATEC GUARATINGUETÁ

Do dia 27 a 29 de julho, foi realizado pela primeira vez na cidade de Guaratinguetá o evento internacional STARTUP WEEKEND. O evento foi recebido e organizado pela Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá (FATEC). Foram 54 horas de muito trabalho, sendo uma experiência enriquecedora na construção do conhecimento, tanto para os participantes quanto para a instituição.

O STARTUP WEEKEND (SW) é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Por meio do evento já foram criadas mais de 8.000 startups, que surgiram a partir da realização das várias edições, em cerca de 100 países.

equipes_trabalhando (2)

Foram 67 participantes no 1º SW FATEC Guaratinguetá, entre esses, profissionais de várias áreas e estudantes de instituições educacionais da região que toparam o desafio de forma muito dinâmica e com um comprometimento único. Foco, envolvimento e garra foram às características que se destacaram nas equipes.

Os participantes foram recebidos pela equipe organizadora do evento da FATEC Guaratinguetá em um ambiente organizado, seguro, limpo, dinâmico e alinhado aos padrões internacionais exigidos pela Techstars (empresa criadora do evento). Todo o suporte quanto à alimentação, dormitório e higiene foram disponibilizados pela instituição de forma adequada as necessidades do público.

Durante a realização do evento o que os participantes menos tiveram foi tempo para descansar! A facilitadora da Techstars Mycaella Beza, direcionou os participantes durante todo o tempo. O evento contou com uma palestra de abertura realizada pelo engenheiro Lucas Rana, que abordou o tema empreendedorismo. Após, para os participantes que quiseram compartilhar suas ideias, foi aberto o momento para as apresentações, que duraram apenas 3 minutos. As ideias foram votadas e 12 selecionadas, que formaram equipes com profissionais das áreas: business, design e desenvolvimento.

Para a construção das ideias foram realizados alguns workshops, como Desenvolvimento

equipe_mentor

de Marcas, ministrados pelos Professores Marcus Vinícius (Fatec Gta./UNIFATEA) e Camila Martinelli (FATEC Gta.), Pit Elevator ministrado pelo Prof. Sérgio Siqueira (FATEC Gta.), Validação ministrado por Mycaelle Beza (Profissional Techstars) e Canvas ministrado por Érica Miguel (Profissional Sebrae).

Durante as 54 horas as equipes foram assessoradas por mentores especializados nas áreas de business, tecnologia da informação e design, por meio dos seguintes profissionais: Ana Raquel Satim (Professora/Designer), Allbert Velleniche de Aquino Almeida (Professor/Desenvolvedor), Cristóvão José Dias da Cunha (Professor/Desenvolvedor), Leandro Guarino Vasconcelos (Professor/Desenvolvedor), Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos (Professor/Desenvolvedor), Paulo Cesar Ribeiro Quintairos (Professor), Marcos Allan Ferreira Gonçalves (Professor/Business), Fabiano Patricio (Business), Leandro Costa (Professor/Business), Takaite Takehara (Desenvolvedor), José Cirilo (Desenvolvedor/Designer) Daniel Faria Chaim (Professor/Marketing).

Foi impressionante o amadurecimento das ideias em tão pouco tempo! Entre as ideias apresentadas surgiram vários aplicativos, aderentes a diferentes setores do mercado. As ideias vão desde projetos que podem auxiliar o controle de dados por empresas, educação, esportes, vestuário, e-commerce, transporte, sustentabilidade e relacionamento.

As ideias foram avaliadas por um júri super competente e diversificado, formado pelos profissionais: Nicolas Van (Engenheiro), Marco Pereira (Prof. USP), Monique Rodrigues (Empresária), Beto Issa (Empresário) e Dr. André Amarante (Diretor FATEC Guaratinguetá), que foram justos e críticos de forma construtiva em relação à avaliação das equipes.

Vamos aos ganhadores, que foram anunciados em uma cerimônia cheia de alegria e emoção:

1º Lugar

Projeto: ONSHED

Equipe: Caio Santos / Letícia Sophia / Sarah Cartier / Daniel dos Santos / Leonardo Arezzo

Prêmio: Bolsas de Treinamento: Estruturando um sistema de Gestão para Resultados (20h) pelo Grupo Voitto e 3 meses de coworking no Parque Tecnológico em São José dos Campos.

1_lugar

2º Lugar

Projeto: Liar Soluções

Kaio Aranda / Nathan Ulysses / Filipe Vianna / Maycon Zangrandi / Vinicius Diniz

Prêmio: Bolsas de Treinamento: Gestão de Conflito (16h) pelo Grupo Voitto e tarde de Mentoria no Cubo Iatú.

2_lugar

3º Lugar

Projeto: TS Monitoramento

Equipe: Thais de Almeida / Diego Souza / Bruna Oliveira / Maria Fernanda / Pedro Noronha

Prêmio: Bolsas de Treinamento: Técnicas de Negociação (16h) pelo Grupo Voitto e Três Sessões de Coaching com Sandra Ritiele.

3_lugar

A FATEC Guaratinguetá parabeniza não apenas os ganhadores, mas todos os participantes a equipe organizadora do evento, formada pelo Prof. Sérgio Siqueira, Profª. Vanessa Chimendes, Profª. Ana Carolina Baracho, Prof. Sérgio Tenório, Profª. Camila Martinelli, a ex-aluna Sofia Lunkes, o ex-aluno Jonatas Leon e a aluna Tatiane Zangrandi. Além dos citados, também parabenizamos e agradecemos a participação de todos os professores, coordenadores e colaboradores da FATEC Guaratinguetá envolvidos no evento.

equipe_organizadora

Também gostaríamos de agradecer todos os patrocinadores: Parque Tecnológico – são José dos Campos, Guararte, Lotus Hotel, Hotel e Golfe Clube dos 500, Sandra Ritiele – Life Coaching, Annimar, Santuário Nacional Aparecida, Cubo Coworking Itaú, Survival English, Style Digital, Gráfica Santa Terezinha, Albany Comunicação Visual, Padaria Princesa, Nova Portal Mix, IBL Telecomunicações, Pão de Queijo Panini, WM Sonorização e Panfletagem e Grupo Voitto, que foram fundamentais para a realização do evento.

O evento foi um sucesso! O nível de conhecimento gerado foi extraordinário e o envolvimento de profissionais de competência inquestionável no apoio ao fomento de novas ideias, tornaram essas 54 horas únicas.

Parabéns FATEC Guaratinguetá.

Fotos Fotógrafo e Prof. Luís Henrique – IKI

You may also like...