Desenvolvimento básico de Jogo 2D com Unity 5 - FATEC Guaratinguetá

Desenvolvimento básico de Jogo 2D com Unity 5

O Unity é um mecanismo de desenvolvimento totalmente integrado que oferece uma funcionalidade avançada que permite criar jogos surpreendentes e outros conteúdos interativos 2D + 3D. A Unity tem um conjunto completo de ferramentas, seu espaço de trabalho é muito intuitivo, o que torna rápido o aprendizado. A produtividade aumenta, o tempo, o esforço e o custo são reduzidos drasticamente, na criação de conteúdos interativos. A Unity 5 exporta projetos para 27 plataformas, como: IOS, Android, Windows Store, PC-Linux-Mac OS, Facebook, Xbox One, PS4, 3DS, Gear VR entre outras. 
OBJETIVO: Neste curso básico de desenvolvimento 2D com Unity 5, os alunos aprenderão a criar um jogo 2D com menu inicial, tela de carregamento, uma fase, game over e final, usando assets totalmente gratuitos. Isto permite que os projetos feitos possam ser disponibilizados assim que finalizados. O game será desenvolvido para PC, Mac OS e Linux utilizando linguagem de programação C#.
CARGA HORÁRIA: 24 Horas
Data de Início / Data de Término
CONTEÚDO PROGRAMÁTICOSemana 1: Começando com Unity 5 Problemas de Prática* Sobre a Unity;

* Conhecer a interface da Unity 5 e moldar o seu próprio layout;

* Importar os materiais necessários para a realização do curso;

* Asset Store (Baixar arquivos necessários para o game);

* Exportar e Importar pacotes;

* Boas práticas na organização Assets;

* Salvar a primeira cena do game (Fase);

* Sobre a Main Camera 2D/3D;

* Sobre Sprites e Sprite Editor (Utilizado na GUI);

* Hora de colocar nosso Herói em cena! (Criar suas animações);

* Criar chão genérico. (Colisor 2D);

* Layers e Tags;

* Adicionar propriedades físicas no Herói (RigidBody 2D + Colisor 2D);

* Vamos programar! PlayerController (Alinhar as animações no Animator com os Scripts, ‘idle, walk, run’);

* Criar o GroundCheck para o Herói saber o que é chão.

 

Semana 2: Animações e UI

* Continuar com o alinhamento das animações com os Scripts, (attack, jump, jump attack, dead);

* Adicionar som nos movimentos (jump, attack);

* Criar Prefab;

* Criar o script que irá controlar a vida do nosso personagem (PlayerHealth);

* Criar animações do FireBall para o player;

* Criar o script PlayerSpell para controlar sua mana e seu poder de fogo;

* Criar a UI que irá mostrar a barra de vida, quantidade de vida, mana, cooldown do FireBall e a moedas;

 

Semana 3: Cenário e o Game Manager

* Adicionar script para a câmera seguir o player (Configurações de câmera);

* Selecionar o Background;

* Adicionar música de fundo;

* Criar o efeito Parallax (Quad + Script);

* Utilizar programa gráfico vetorial para criar as primeiras plataformas;

* Adicionar colisores nas plataformas e selecionar sua layer;

* Adicionar decoração (trabalhar com layers);

* Criar método para que o FireBall pare no contato com a plataforma;

* Criar a KillZone e limitação do mapa;

* Criar o GameManager que irá gerenciar os dados do game (pontuação e vida).

 

Semana 4: Plataformas, CheckPoint e Save/Load Game

* Criar plataforma que se movimenta entre dois pontos;

* Criar escadas;

* Zona de água;

* Criar Check Points;

* Menu de Pausa;

* Criar Save/Load game

 

Semana 5: Menu Inicial, Cena de Carregamento e Game Over.

* Criar cena do menu principal;

* Criar botões (Iniciar, carregar último game salvo e sair);

* Criar fundo, logo, efeito de nuvens e adicionar efeitos de partículas;

* Criar cena de carregar o jogo;

* Criar cena de Game Over;

* Espaço para ajustar detalhes e possíveis dúvidas sobre o que foi visto até agora.

 

Semana 6: Moedas e primeiros inimigos

* Criar Prefab da moeda;

* Criar o Pink Monster. (Animação, movimentação entre dois pontos, dano e morte);

* Criar Flying Bugs. (Animação, movimentação com Dot, dano e morte);

* Criar Rock. (Animação, dano);

* Criar o instanciador de gigantes pedras que rolam, trabalhando com Constant Force 2D;

* Criar o Golem (Animação, movimentação, dano, vida e morte);

* Criar barra de vida que irá seguir o Golem in-game.

 

Semana7: Boss

* Criar o Boss (Orc);

o Movimentação e limitação (até onde ele pode andar);

o Ataque básico quando o player se aproxima;

o Criar sistema de vida para

o Boss;

o Trabalhar o comportamento do Boss de acordo com a sua vida;

o Golpe mais forte do Boss (vida na metade);

o Spawnar Golem e criar campo de força quando o Boss tiver com vida baixa;

o Morte do Boss;o Cena de vitória

 

Semana 8: Plantão de Dúvidas;

* Apresentação e Avaliação dos projetos dos alunos

* Primeiro momento para as dúvidas;

* Apresentação e avaliação dos projetos desenvolvidos;

* Término de curso.

METODOLOGIA: Aulas expositivas e práticas em Laboratório, com o auxílio de quadro branco e projetor multimídia;
Nº MÁXIMO DE ALUNOS: 30 alunos
FORMAS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: Avaliação contínua em laboratório e para finalizar o curso o aluno deverá desenvolver e apresentar um protótipo de um Game, contemplando todo o conteúdo visto ao longo do curso.
REALIZAÇÃO: Fatec Guaratinguetá
CERTIFICAÇÃO: Será emitido um certificado de conclusão de curso desde que o aluno tenha uma frequência superior ou igual a 75% e que tenha realizado e entregue, a contento, a atividade final proposta pelo professor.
EQUIPE DE TRABALHO:  Thiago Oliveira / André Ricardo Soares Amarante / Pedro Filipe
CONTATO

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