Desenvolvimento de Aplicativos Nativos para Dispositivos Móveis – Android - FATEC Guaratinguetá

Desenvolvimento de Aplicativos Nativos para Dispositivos Móveis – Android

O curso de Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Nativos para Dispositivos Móveis utilizando o Sistema Operacional Android é sugerido para profissionais que desejam atuar com o desenvolvimento de soluções em forma de aplicativos para as plataformas mobile Android. A proposta deste curso é que o aluno tenha condições de criar apps com os mais diversos usos e funcionalidades. Com a evolução da tecnologia e o aumento significativo do uso de dispositivos móveis no cotidiano das pessoas, seja acessando as redes sociais, seja comprando objetos em sites de compras disponíveis na internet, mudou a forma das pessoas se comunicarem e trouxe uma série de facilidades de acesso as informações, independentemente do lugar ou do momento. Desta forma, deter o conhecimento que envolve o desenvolvimento de aplicações, denominadas como APPS, traz para o desenvolvedor uma série de atributos que os difere dos demais profissionais na área de desenvolvimento de programas de computador.
OBJETIVO: Desenvolver, através de API´s de desenvolvimento open source, aplicações baseadas em Android Mobile.
CARGA HORÁRIA: 20 Horas
Data de Início / Data de Término

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

* Introdução

* Linguagem de programação (Java/Kotlin)o Java para Android o Introdução ao Kotlino Comparações entre Java e Kotlino Orientação a objetos

* Android Studioo Estrutura de um projeto Androido Versões do Androido Emuladores

* Elementos de interfaceo Ciclo de vida de uma Activityo Layout (LinearLayout e RelativeLayout);o View e ListView o Adapter

* Persistência de dadoso SharedPreferenceso SQLite

* Networking o Protocolo HTTP* OkHTTP o REST

* Retrofit

* Mapas o Google Maps o Mapbox

* Back-end as a Service

* Firebase

METODOLOGIA: Aulas expositivas e práticas em laboratórios, com o auxílio de quadro branco e projetor multimídia.
Nº MÁXIMO DE ALUNOS: 30 alunos
FORMAS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: Atividades complementares para fixação do conhecimento: * Calculadora * Lista de afazeres (To do list)
PROJETO FINAL: Um aplicativo capaz de salvar lugares para os quais as pessoas gostariam de viajar, reunindo todos os conceitos adquiridos ao longo do curso.
REALIZAÇÃO: Fatec Guaratinguetá
CERTIFICAÇÃO: Será emitido um certificado de conclusão do curso desde que o aluno tenha uma frequência superior ou igual a 75% e que tenha realizado e entregue, a contento, a atividade final proposta pelo professor;
EQUIPE DE TRABALHO: André Ricardo Soares Amarante / Pedro Filipe / Jonatas Leon Dias Ribeiro Simões