Minicurso Controlador de Versões GIT

24_git_destacada_face

A ferramenta de Controle de Versão GIT apresenta um cenário de gerenciamento de softwares e documentação cada vez mais necessário para se manter um sistema em pleno e saudável funcionamento, sempre sendo possível adicionar novas funcionalidades sem causar conflitos em existentes.

Além de ser fundamental para o versionamento de sistemas, possui várias plataformas que incentivam o aprofundamento da linguagem escolhida e estudo de novas linguagens utilizadas amplamente no cenário profissional de desenvolvimento. GitHub, GitLab e Bitbucket são exemplos de locais para se hospedar um sistema e poder trabalhar em novos projetos.

Atualmente a plataforma GitHub conta com excelentes contribuidores de softwares e linguagens, sendo a mais utilizada dentre os desenvolvedores e também headhunters, por ser um local onde frameworks e bibliotecas possuem licença e são distribuídos.

Objetivo Geral

Introduzir os alunos da Fatec Guaratinguetá ao controle de versão GIT para poder gerenciar seus projetos e códigos desenvolvidos durante os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão de Tecnologia da Informação.

Objetivos Específicos

Demonstrar os principais comandos para adicionar, modificar, salvar ou remover arquivos. Trabalhar com repositórios remotos e em equipe. Resolver conflitos de versão do código. Implementar funcionalidades ao código utilizando ramos.

Aulas aos Sábados: 20/05 e 27/05

1.     TUTORIAL BÁSICO

Explicação do git relacionado ao seu funcionamento de chave-valor. O que SHA1, e porque git utiliza este tipo de hash.

Trabalhar com comandos de criar um repositório, adicionar arquivos, enviar arquivos ao repositório remoto no GitHub.

Realizando alterações no arquivo criado (preferencia código), adicionar as alterações e commitar. Enviar ao repositório remoto.

Alguns comandos deste tutorial:

git hash-object

git cat-file t e -p

git add

git commit

git log

git push

Lidando com tags: tags regulares e tags anotadas

2.     TUTORIAL BÁSICO II

Introdução, o que são realmente os ramos (branchs), o mecanismo do ramo atual, merges, o que significa o HEAD, objetos e referencias.

Alguns comandos deste tutorial:

git fetch

git branch

git checkout -b

git merge <branch>

git pull <origin> <branch>

Breve introdução ao VIM, para realizar o merge.

3.     TRABALHANDO EM EQUIPE

Tem-se como objetivo criar um repositório no GitHub e os alunos formem grupos para criar um pequeno sistema de calculadora em Java para trabalhar com diferentes adições ao código e conceitos de POO.

Minicurso ministrado por: SOFIA LUNKES (Aluna do 6º semestre de Ads)

Inscrições encerradas